Seja um seguidor deste blog. Que tal?

Central Blogs

Numeros de postagens e comentários

por Mega Fire M.F

Blogueiros e não blgueiros

Dia e horas

Seguidores

Pesquisar

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Feliz ano novo chinês. Feliz ano do Dragão.



A cultura chinesa se despediu neste domingo (22) do Ano do Coelho e começou esta segunda-feira (23), o Ano do Dragão, o mais esperado e temido dos 12 animais que formam seu calendário lunar, ocasião que reúne a maioria das famílias na festa mais celebrada do Oriente.
No horóscopo chinês, um dos mais antigos do mundo, cada ano é regido por um animal, cujas características emprestam significado e dão o ‘tom’ para os acontecimentos. Os animais são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco.
Diz a lenda que Buda convocou todos os animais para um banquete, mas apenas 12 compareceram. Como forma de mostrar a sua gratidão, atribuiu um ano a cada animal.
O dragão é o símbolo da figura do imperador que inspira muito respeito nos chineses.
Em 2012, que é o Ano do Dragão, o Ano Novo Chinês se inicia em 23 de janeiro e termina no dia 09 de fevereiro de 2013. Segundo os chineses, em um Ano do Dragão o Céu e a Terra estão em equilíbrio e, por isso, o sucesso é possível de ser alcançado, se houver determinação, ousadia e empenho. O poderoso Dragão não é muito prudente. Com ele é tudo ou nada.
Os chineses mais supersticiosos acreditam que as crianças que nascem no ano do dragão - o símbolo dos antigos imperadores - terão coragem e sabedoria, e além disso trarão sorte para toda a família.
Os orientais consideram que este é um ano auspicioso, bom para casar, ter filhos ou começar um negócio novo, porque o Dragão benevolente traz a boa fortuna e a felicidade.
O espírito indomável do Dragão tornará tudo maior no ano que vem. Teremos energia adicional e combustível para fazer desse ano que começa, um ano marcante.
De acordo com a tradição oriental, o animal representa poder e sucesso.
Os 12 animais da astrologia chinesa dizem muito sobre cada pessoa; seu caráter e traços de personalidade. Você descobre qual é o seu signo animal tomando por base o ano de nascimento. Segundo este sistema, cada signo tem suas próprias forças e fraquezas, pontos cardeais, cores, estações do ano.

Fontes: jornal AN, IG, YAHOO

12 comentários:

Anônimo disse...

Taí, bom conhecer mais da cultura chinesa.

rosa-branca disse...

Olá amigo, foi bom conhecer alguma coisa sobre a cultura chinesa. Pois bem...seja então o ano do dragão e que seja bom para todos. Beijos com carinho

Lindalva disse...

A coelhinha aqui diz amém :) Olá amigo Vim te convidar a participar das brincadeiras pelo aniversário de 2 anos de renascimento da minha Ilha. O convite está acima das postagens e basta dá um clic que serás levado a festa. Temos 2 brincadeiras e a grande festa dia 13 de fevereiro. Te espero lá. Beijos no coração ♥ ♥ ♥

Célia disse...

Graças à tradição chinesa podemos nos desejar mais uma vez, "feliz ano novo"... e curtir o muito dos "animais" em nós! Ótimo post!
Abraço, Célia.

João Roque disse...

Era bem necessário que fosse um bom ano para toda a gente, com esta crise que por aqui vai...

Wacinom disse...

E que venha o Dragão!
inté...
Valeu pela visita lá no Em Construção.

VILMA ORZARI PIVA disse...

Com essa força, coragem, determinação, neste ano do Dragão,espero que tenhamos um ano marcante de boas coisas! Beijos, Vilma

Mallika disse...

Ora que seja o ano do Dragão. Bem melhor que os ditames ocidentais do Apocalipse. Vou pra China!

Edum@nes disse...

Neste ano do Coelho,
Os chineses entraram em Portugal
Compraram parte do concelho
Da electricidade nacional!

Não chegavam os que cá estão,
Vêm de longe para à festa ajudar
Temos que fazer das tripas coração
Para aos Chineses o que é nosso pagar!

Desejo uma boa tarde para você,
um abraço
Eduardo.

Celamar Maione disse...

Hummm...eu sou Dragão no horóscopo chinês.
Gostei de ler a matéria. Interessante.


Valeu pela visita.

beijão

Rosane Marega disse...

Oie, vim agradecer a sua carinhosa visita ao meu cantinho.
Adorei o texto, adorei o blog, virei mais vezes.
BeijosSSS

disse...

A cultura oriental, como sempre, embelezando esse mundo cinza.