Seja um seguidor deste blog. Que tal?

Central Blogs

Numeros de postagens e comentários

por Mega Fire M.F

Blogueiros e não blgueiros

Dia e horas

Seguidores

Pesquisar

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Um pouco de Historia do Brasil

Olha eu aqui gente blogueira e não blogueira.
Achavam que não ia postar nada hoje? Pois é. Sim. Vou escrever alguma coisa por aqui. Ainda mais que hoje é comemorado um dia importante na historia do Brasil, apesar de muitos terem esquecido e alguns, mais jovens, talvez nem saberem. Perguntem a seus filhos - quem tiver - ou sobrinhos, que dia se comemora hoje. As escolas passam esse tema superficialmente, se é que ainda passam.
Dia 13.
Dia em que os escravos africanos receberam suas cartas de auforia. Acabara o senhorio e o escravo. Isso em 1988. Livres totalmente, afinal. E por um decreto lei assinado pela, então princesa regente, Isabel. Um dia muito importante para o momento do Brasil.
Muitos deixaram as fazendas, as senzalas e foram rumo às cidades. Sem dinheiro ou algo de valor que pudesse ser trocado por moeda. Só com a roupa do corpo e a coragem. Para eles, era tudo novidade. Uma nova vida. Boa ou ruim? Não sei. Muitos não aguentaram a vida da cidade. Sem empregos ou promessa de melhoria ou oportunidade, retornaram para suas antigas moradas. Tinham aonde dormir, o que comer e também um "trabalho". Voltaram a ser "escravos"?
E hoje? Ainda existe o trabalho da escravidão? Será que são só eles? Será que só eles não tem oportunidades?  E os demais? Como está escrito na Constituição Federal: " Todos são iguais perante a lei...." Todos temos oportunidades. E temos muitos exemplos. De todas as raças. E ai? 
Ontem: 13 de maio de 1888. Hoje: 13 de maio de 2011. 

Escrito por mim 

5 comentários:

Simone MartinS2 disse...

Boa noite e obrigado pela postagem, afinal, tenho um pezinho na senzala, familia misturada...rsrsrs...mas saiba que: antigamente ate passavam filmes, series, todas representando o tempo dos negros e a conquista de sua liberdade, mas hoje, nem se lembram mais...valeu a postagem, gostei...bjin

nona e eu disse...

olá, estou retribuindo a sua visita, muito obrigado, e adorei o seu blog, vou voltar sempre! abraços

Mité disse...

Gosto muito da sua escrita, obrigada pela sua visita e cá estou eu a visitar-te conforme o prometido!
Adorei e vou continuar a ler
Abraços!!!

Andre Martin disse...

iz um comentário-divagação sobre o tema e data, postado no Fama inFame:
http://famainfame.blogspot.com/2011/05/treze-desmaio.html

Joakim Antonio disse...

Muito bom amigo, muitos se esquecem de que não foi simplesmente assinar e tudo bem.

Bela homenagem.

Abraços!