Seja um seguidor deste blog. Que tal?

Central Blogs

Numeros de postagens e comentários

por Mega Fire M.F

Blogueiros e não blgueiros

Dia e horas

Seguidores

Pesquisar

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

2012 - Um ano bissexto


Boa tarde meus amigos blogueiros e não blogueiros.
Hoje. Ultimo dia do mês de fevereiro deste ano que deve dar o que falar. São o que dizem muitas profecias. Verdade ou mentira? Bem. O que escrever por aqui neste dia. É isso aí. Será que alguém adivinhou?
Estamos em um ano considerado ano bissexto por ter um dia a mais. Em vez de 365 dias, têm-se os 365 dias normais e um anormal que é o 366. Interessante. E isso só ocorre de 04 em 04 anos. E o mais interessante que sempre, dizem os conhecedores, que algo grandioso acontece nesses anos. Um acontecimento imprevisto. Ou até mesmo previsto devido os fatos em ocorrência durante os 03 anos anteriores e durante o ano bissexto.
Um fator interessante me fez notar escrevendo aqui: o nº 365 e 366.
3+6+5=14. Dois números mais o resultado, aqui, são divisíveis por 2. e um é primo.
3+6+6= 15. Os três números mais o resultado são divisiveis por 3. E tem mais. A soma final do resultado dos números da divisão -1+2+2 da de 365.  
E aí?

Escrito por mim
Um pouco de história:
A origem do nome bissexto:
A origem da expressão bissexto foi uma conseqüência da adoção do Calendário Juliano em 45 a.C. quando Júlio César fez várias modificações no irregular Calendário Romano de Numa Pompilio: acrescentou dois meses Unodecembris e Duodecembris ao ano deslocando assim Januarius e Februarius para o início do ano. Fixou os dias dos meses em uma sequência de 31, 30, 31, 30… de Januarius a Duodecembris (Duodecembris com 30 dias), à exceção de Februarius que ficou com 29 dias e que, a cada três anos, seria de 30 dias.
Como os romanos dividiam o mês em Kalendas, Nonos e Idos, coincidentes com fases lunares, ao passar dos Idos e próximo ao final do mês eles se expressavam em linguagem regressiva dizendo algo como: faltam 6 dias para as Kalendas de Março, faltam 5 dias para as Kalendas de Março… e também eles o faziam de forma inclusa, …faltam 4 dias, faltam 3 dias, dia anterior e dia. Nesta época era mais importante contar desta forma, pois, ela representava as fases lunares as quais eram muito mais significativas para a vida cotidiana da população.
Com esta forma de contagem, e não pela numeral seqüencial que hoje usamos, nestes anos de 366 dias o mês de Februarius teria então dois dias "Ante die VI (sextum) Kalendas Martias", sendo daí a origem da expressão "bis sextum", hoje por nós conhecidos como anos bissexto. Transposta e obedecida esta forma de contagem, hoje seria algo equivalente ao mês de Fevereiro ter dois dias 25.

Obs: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.
 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

Eliane disse...

Olá brasileiro!
Agradeço sua visita ao meu blog.
Boa postagem!
Boa noite!

alegria de viver disse...

Olá

Muito bom receber sua visita, obrigado.

Com alegria BJS.