Seja um seguidor deste blog. Que tal?

Central Blogs

Numeros de postagens e comentários

por Mega Fire M.F

Blogueiros e não blgueiros

Dia e horas

Seguidores

Pesquisar

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dia de mentir

Oi amigos e colegas blogueiros e não blogueiros. Muito tempo faz que não apareço e deixo algo escrito por aqui. Tempo? Talvez. Mas isso não é desculpas. Sem assunto? Talvez. Não. Assunto tem todos os dias.  É só dar uma olhada nos jornais. Assunto para todos os tipos de pessoas. Assuntos comuns de pouca relevância e outros as vezes polêmicos. E que assunto me traz aqui agora.? Pode ser um apenas ou mais de um. E aí? Vamos ao que interessa.
Acabou o mês de março - com renuncia e eleição de novo papa (saiu o papa Bento XVI, agora papa emérito.entrou o papa Francisco), a morte de Hugo Chavez, presidente da Venezuela, etc- ontem com um bom feriado, desde sexta-feira, para a grande maioria de nós, trabalhadores. Feriado da sexta -feira santa com o sábado de aleluia e o domingo de pascoa. Dias de reflexões, de juntar os familiares distantes e conversar, brincar, curtir.
Entra o mês de abril, hoje, já conhecido como o dia da mentira. Dia em que todos podem dizer mentiras ou até, as vezes mentiras- verdades. Um mês, também com alguns feriados mas não mais no meio da semana ou no inicio ou no fim. Então:
E aí. O que você disse hoje? Mentira ou verdade?

Origem do dia da mentira:

"Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França[carece de fontes?] . Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março[carece de fontes?] , data que marcava a chegada da primavera[carece de fontes?] . As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools' Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente."
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Escrito por mim

6 comentários:

Ana Bailune disse...

Olá, bom dia!Bem, Primeiro de Abril, no Brasil, tem um sentido bastante claro: pregar peças nas pessoas, e só. Mas quando abrimos as páginas dos jornais, gostaríamos que a maioria daquelas coisas que estão lá fossem apenas primeiro de abril...Tchau!

SEMESCRUPULOS.COM disse...

O inverso tbm agradaria, se os mentirosos anuais fizessem de 1º de abril o dia da verdade!

ulisses sebrian disse...

Olá, tudo bem. Meu nome é Ulisses Sebbrian e sou escritor. Vim te apresentar os meus livros. Estão disponíveis para ler nesse link. http://migre.me/dVzMI
Ou se preferir entre em meu blog e na barra lateral tem as capas dos livros basta dar um clique na foto e ler. http://truquedevida.blogspot.com.br/ Obrigado e muito sucesso e felicidades para você. 3

Crista disse...

Olá...
Desculpas pela demora,tive problemas com o meu computador...
Deves saber como é quando ele fica com ciúmes da gente...
O meu,simplesmente para de funcionar só para não permitir que eu me afogue no teu abraço...
Mas tudo bem,já o convenci que para eu me sentir feliz,só ele para conseguir isso!!!
Sei o caminho que tens que fazer até mim...
É um trajeto cheio de surpresas,que desvias de cometas,te orientas pelo brilho das estrelas e capturas a
luminosidade da Lua para me enfeitiçar...
E quando vens ao meu encontro de dia,emprestas do Sol, o seu brilho;das flores pelo caminho, o seu perfume e das
pedras fazes o mais belo chafariz de sonhos...
Tudo isso para me mimar!
Como não sou tu,a única maneira que encontro para te agradar, é te trazer o meu recadinho embalado no mais belo
laço entremeado de carinho e de gratidão por estares sempre presente em minha vidinha.

Beijão “deu” (de mim) pra tu...CristaCristalCristalina.

Crista disse...

Vim aqui só pra te ver...gostou????
Beijão...

Crista disse...

Só porque dissestes que gostas das minhas visitas,estou aqui.
Só não vais dizer que isso não era hora de aparecer,não é???
Mesmo que fosse verdade,nem ligava...rsrsrsrs...adoro ficar por aqui....
"Guenta" coração...ksksksksksks...
Beijão "deu"(de mim)pra tu...